sábado, 5 de junho de 2010

Etapas de construção do ITER


Fig. 6: Terreno onde a construção do ITER irá ser iniciada ainda este ano. Photo: Agence ITER France/VDC.




O processo de construção do ITER está dividido em duas fases: preparação do terreno (fig. 6) e, posterior, construção dos edifícios.




  • Preparação, limpeza e nivelamento do local



A preparação do terreno onde irá ser construído o ITER, em Cadarache, sul de França, começou em Janeiro de 2007, representando a 1 ª grande etapa no processo de construção. O ITER irá compreender uma área de 180 hectares, de onde 90 hectares já foram totalmente limpos, deixando os restantes 90 hectares no seu estado natural. Nesta fase de preparação e limpeza de terreno, que demorou 1 ano para ser concluída, foram tomadas medidas especiais, no que diz respeito à protecção da fauna e da flora existente nesta área. Tendo-se até feito um inventário ecológico antes de se iniciarem os trabalhos de construção, no qual, diversos animais e plantas (morcegos, besouros, pássaros, borboletas e uma variedade rara de orquídeas) foram identificados, de forma a estabelecerem-se zonas específicas de protecção ecológica neste terreno.
O nivelamento do terreno começou em Março de 2008 e foi concluído em Abril de 2009. Sendo assim o terreno já se encontra pronto para nele começarem a ser construídos os edifícios e instalações científicas do ITER.
Esta área de 1km de comprimento por 400metros de largura, totalizando um total de 42 hectares, é uma das maiores superfícies niveladas pelo Homem no mundo. Cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos foram escavados nesta fase, e estima-se que 350000 toneladas de materiais irão ser utilizados na construção de edifícios (fig. 7).





Fig. 7: ITER em 2018






  • Construção dos edifícios e instalações científicas do ITER


Os edifícios que darão corpo ao projecto ITER, serão projectados/construídos para que estes se “camuflem” na paisagem circundante. O edifício mais alto, onde se encontra o Tokamak (Fig. 8), terá uma altura de 57 metros, tornando-o visível a longas distâncias. O seu design terá em consideração a paisagem que o rodeia, para que este não cause um grande impacto visual.


Fig. 8: Tokamak.

O edifício Tokamak será o edifico principal, onde as experiências começarão em 2018. Terá 2 pisos subterrâneos (17 metros abaixo do solo) e 19 superiores (57 metros acima do solo). Junto ao edifício principal, estará uma sala de reuniões com a finalidade de montar pré-componentes que irão ser usados no Tokamak. As construções de auxílio que rodeiam o Tokamak incluem torres de refrigeração, instalações eléctricas, uma sala de controlo, instalações para a gestão de resíduos e instalações laboratoriais.
Construiu-se um “mini escritório” para 750 funcionários com o objectivo de trabalhar na organização do ITER (Fig. 9).



Fig. 9: Futura Sede do ITER. Foto: Ricciotti.


Este escritório é de 700 m ² e constitui um anfiteatro com 500 lugares. É um ambiente natural, calmo, apropriado para o relaxamento e trabalho. Após a montagem do espaço do escritório temporário para 300 funcionários no site do ITER, em 2008, Agence France ITER vai começar a trabalhar na sede permanente da Organização ITER, em 2010, com entrega prevista para 2012 (Fig. 10).


Fig. 10: Maquete do ITER.

Os vários materiais para o Tokamak serão enviados para a França por mar. Ao chegar ao mediterrâneo, serão transportados por um comboio especial ao longo de 106Km do Itenerário ITER Cadarache até ao destino. Os custos serão da responsabilidade do estado Francês (21%) e do Bouches-du-Rhône department Council (79%).

Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário